top of page

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis !


No último domingo o Rota Certa teve a oportunidade de passear em um dos tradicionais campo Escola de escalada em Teresópolis. No entanto, muita coisa mudou desde a última vez que estive por lá.

Um Pouco de história...

O Parque Natural Montanhas de Teresópolis com área aproximada de 43,97 Km², está compreendido entre os bairros do Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande, Santa Rita e Ponta Nova. Fundado em 06 de Julho de 2009 é o maior Parque Municipal do Estado do Rio de Janeiro. Com uma diversidade incrivel em sua fauna e flora, seu ponto mais conhecido é a Pedra da Tartaruga localizada no bairro do Salaco.


Esta bela montanha é um excelente campo escola para os amantes do montanhismo. Especialmente no tange a pratica do Rapel.


Acesso


O parque possui duas sedes sendo a principal localizada no bairro de Santa Rita 2º distrito do Município de Teresópolis na antiga Casa da Fazenda Urso Branco.



E na área urbano o acesso ocorre pela Granja Florestal (Salaco).




Cercado de muito verde, área de lazer, local para acampamento, pcinic e claro muito esporte radical. O PNMT é uma convite à prática de atividades ao ar livre. E como não poderia ser diferente, o Rota Certa conferiu de perto este magnífico Parque que tanto enriqueceu belíssima cidade.


Na ilustríssima presença de Marcos Alfredo (Menguele) e Gabriel Muniz seu filho , partimos naquele ensolarado domingo rumo ao Salaco no intuito de aperfeiçoar as técnicas de rapel e iniciar Gabriel no esporte definitivamente.


Assim sendo, vamos praticar:


Gabriel no ínicio do Rapel


2º Dia no Parque Municipal Natural Montanhas de Teresópolis

Neste dia 26/03 sábado, a 2ª parte da Expedição ao PMNMT. Desta vez, o Rota Certa foi a trilha do Camelo coladinha na Pedra da Tartaruga. Foi nossa primeira vez na montanha.


Ficha:


Caminhada Leve de fácil acesso com pontos de captação de água. Duração de aproximadamente 40 min.


Inicio da Trilha


O Início da trilha é bem sinalizado com um portalzinho de madeira rústica e uma plaquinha indicativa. O parque é realmente um charme.



Pedra do Camelo


O tempo todo caminhamos de frente para a montanha com a Pedra da Tartaruga ao fundo.


Pedra da Tartaruga


O visual propiciado pela trilha do Camelo é um pouco mais amplo do que da Pedra da Tartaruga .



É importante salientar que a caminhada em questão nos leva somente a um totem antes do cume.


Totem antes do cume

O acesso ao cume me pareceu ser por um "trepa mato" na lateral deste totem acima. Contudo, não encontrei grampo nem tampouco rastros de trilha.


Trepa Mato na lateral do Totem

Pedra da Tartaruga: 1.160 m de altitude. Várias vias de Rapel e escalada. (Fendas e aderência)


Pedra do Camelo: 1.369 m de altitude. Caminhada leve.


Com entrada franca, a visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8h às 17h, e no Núcleo Santa Rita, de 9h às 16h. O telefone para informações é o

(21) 2741-2234.


Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail do Rota Certa: rotacertaadventure@hotmail.com

Confira nossas fotografias em nossa galeria.


Posts Recentes
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page