top of page

Um dia no PARNASO

O Parque Nacional da Serra dos órgãos é uma unidade de conservação do Meio Ambiente, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Bioversidade (ICMBio). O PARNASO data de novembro de 1939 e é o 3º mais antigo parque do Brasil.

Em seu território, está localizada a maior rede de trilhas do país com os mais variados grau de dificuldade. Além disso, há ainda excelentes vias de escalada com destaque especial para o marco do montanhismo nacional o Dedo de Deus, conquistado em 1912. (Vide vídeo "Caminho Teixeira" - videos)

Do total, são 20.024 hectares que englobam os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapímirim.

O acesso a tradicional sede do PARNASO, se dá pela Avenida Rotariana, 1542 Teresópolis – RJ.

O Parque Nacional da Serra do Órgãos pode ser subdivido em duas partes sendo PARTE BAIXA com cachoeiras e trilhas leves e a PARTE ALTA do Parque composta por trilhas pesadas e escaladas radicas.

Parte Alta do PARNASO

Parte Baixa do PARNASO

Neste Post, vou apresentar uma opção de passeio para toda a família, que inclui trilhas lights e leves com um “visual incrível”. Curtição garantida para um belo domingo de sol.

TRILHA DA PRIMAVERA

O Tour é iniciado pela trilha da primavera. Uma trilha muito light e curta e que abriga uma via de escalada na Pedra Santo Antônio Mirim (Pedra da Bandeira). Com cerca de 500m a trilha é muito utilizada por biólogos que estudam a fauna e flora da região. O ponto de destaque da Trilha é a preservação do Palmito Juçara. Esta trilha não tem local para captar água potável.

Placa no Início da Trilha

Trilha da Primavera

Via de Escalada FastFood

Croqui da Via

Obs.: Não se aventure sem um guia experiente.

Ainda não escalamos esta via

Extensão: Aprox.: 500m

Altitude: Aprox.: 920 m com desnível de 33 m.