top of page

Caminhada Light na Pedra do Elefante


Em uma bela sexta feira ensoralada, você chega cedo do trabalho e resolve que tem que aproveitar aquela tarde de beleza ímpar. Então olha para companheira de aventuras e parte rumo a uma montanha para uma caminhadinha Light na serra.


A pedra do Elefante está localizada no soberbo dentro dos limites do Parque Estadual do Três picos bem na divisa com o PARNA-SO. De caminhada leve e com cerca de 35 min de trilha a caminhada revela verdadeiras pinturas produzidas pela natureza em um cenário deslumbrante da serra fluminense tendo a cidade do Rio de Janeiro como expectadora de singular beleza.



A placa acima marca o início da trilha, logo que adentra ao mato é possível observar a degradação da trilha. Uma verdadeira cicatriz na mata. Em parte causada pelo excesso de pessoas que frenquentam a localidade.

Devido ao fácil acesso, muita gente tem frequentado a trilha e sem orientação acabam por pegar "atalhos" o que degrada ainda a trilha. A falta de chuva é outro fator que tem provocado a cicatriz na mata. Uma vez que a vegetação encontra-se bastante seca e com muitos galhos secos dando a impressão de degradação. Com tudo, esse fenomeno ocorre somente nos primeiros metros da trilha.


Os primeiros metros da caminhada é marcado por uma trilha um pouco desgastante para uma pessoa não acostumada com passeios em meio a mata. Porém, a medida que chega as partes mais altas da montanha a trilha torna-se reta com poucos lances de subida.



Outro ponto bastante interessante que me chamou a atenção foi a infraestrutura colocada ao longo da trilha. Corrimão em trechos que oferecem algum risco e "bacalhau" em trechos que há obstaculos naturais.



É importante lembrar, que o bacalhau deve funcionar somente com um apoio uma vez que não se sabe o quão comprometido ele está naquele ambiente. Um ponto negativo da trilha, é a utilização de tintas para marcação de trilhas em árvores e pedras.

Este sistema de marcação, particularmente, penso não ser adequado. Minha sugestão é utilizar marcos de pedra do tipo "totem" comuns em trilhas de montanhistas. Por ser uma trilha de fácil acesso até mesmo placas indicativas poderiam ser utilizadas. Fica aí por tanto um manifesto de reprovação quanto a esta atitude.

Após cerca de 35 min de caminhada é possível contemplar esta pintura.......


Vista do mirante ....... Este mirante conta hoje com um corrimão feito de cabo de aço e barras de aço.

Vista do Escalavrado ao alado o Dedinho de N.Sa.

Visual da cidade de Teresópolis ao fundo. Em destaque o lago da Granja Comary


- Montanha: Pedra do Elefante

- Altitute: 1.180 m

- Tempo de Caminhada: 35 min aprox.:

- Graduação: caminhada leve

- Melhor época: Inverno

- Localização: Serra dos órgãos , Teresópolis -RJ

- Acesso: Rodovia BR-116








Posts Recentes
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page