top of page

12KM de pura Beleza


Que Arraial do Cabo - RJ é uma das mais belas cidades praianas do Estado do Rio de Janeiro, todo mundo já sabe. Porém o grande lance aqui é curtir a beleza de Arraial por outro ângulo. Nesse contexto, embarcamos em uma deliciosa caminhada de 12 km pelo Pontal do Atalaia.

Em Julho de 2015, resolvemos voltar em Arraial, dessa vez com um objetivo mais nobre do que das outras vezes. Queriamos de fato andar por cima do Pontal do Atalaia e curtir aquele belíssimo local. Mais uma vez, nos hospedamos na Pousada Paraíso do Atlântico. Excelentes acomodações, tranquilidade, café da manhã muito saboroso. Pousada altamente recomendada. http://www.paraisodoatlantico.com.br/


O primeiro dia de estadia foi perdido devido a chuva constante sobre Arraial........ Contudo, no dia seguinte saímos em busca de nossa aventura particular. Tudo começou no caminho para a Praia Grande. Onde deveriamos encontrar o acesso para o Pontal do Atalaia. Nosso ponto de referência era a Padaria Delícias da Praia Grande.

Daqui em diante foi só seguir em frente pelas placas indicativas. Vale lembrar que o acesso pode ser feito de carro. Até certo ponto do caminho há pavimentação depois é estrada de terra com buraqueira e lama. Certamente apostamos fazer todo o percurso andando rsrsrsr!

Da padaria até o ínicio, poucos minutos de caminhada, cerca de 350m. E aí nos deparamos com a entrada.


seguimos as recomendações existentes nesta placa, no inicio da caminhada e partimos. No cantinho da placa é possível ver as distâncias até as praias.


Logo de cara um subidão pavimentado, com belíssimas casas ao redor. O ângulo de inclinação da rampa não nos assustou, afinal de contas a beleza do local iria compensar. Importantíssimo: LEVE BASTANTE LÍQUIDO! Pelo menos em Julho baixa temporada não há local para comprar NADA por perto.

Essa placa ABAIXO, dá a direção para onde seguir, visto que há muitas ruazinhas no local e uma pessoa desatenta pode entrar errado!!!!!!

Acima deste ponto há um mirante com vista para a praia Grande!!!!!


Neste ponto pegue para esquerda, contudo, vale a pena continuar a caminhada até mais acima para curtir o visual. É beleza que não acaba! Todo este treccho é pavimentado e o carro vai bem. Contudo......


..... será necessário ligar o 4X4 caso tenha rolado uma chuva no noite anterior !

Era muita lama e os pés estavam afundando .......

Finalmente após o atoleiro................... e................................

1h:18min: 39s chegamos ao nosso primeiro objetivo. Prainhas! O esforço foi compensado pela beleza do lugar.

Uma longa escada de madeira permite o acesso até a praia. Existem essas caçambas de lixo no início da escada mas os turistas ainda não fazem uso delas e vimos muito lixo jogado na mata. LAMENTÁVEL!

Esta praia fica de frente para uma ilha no qual só é acessível por embarcações e com a permição da Marinha do Brasil. Naquela ilha esta localizado o antigo farol de Arraial do Cabo.

Ao fundo a praia da reserva da Marinha. Seguimos deste refúgio em direção ao nosso segundo objetivo. A pontinha do Pontal. Desta praia, voltamos pela escada e seguimos a estrada até o final.


Daqui pra frente não é possível ir de carro. É aqui o início da trilha.


O nosso objetivo segundo era chegar ao final do Pontal. Assim, após 250m de trilha ...........


Chegamos ao final do Pontal...................... Era hora então de partir para o último ponto de nosso passeio. O BOQUEIRÃO!


Retornando para a estrada sentido Prainha, retorne até o ponto em que há uma bifurcação em que novamente há uma estrada pavimentadacom pedras "paralelepípedo" ande por mais 500m e vai chegar ao Boqueirão!



Daqui pra frente fomos até uma propriedade da Marinha que dista cerca 0,8 km. Delá não podemos seguir em frente e retornamos por onde viemos. Desta forma, concluímos com exito nossa expedição pelo Pontal do Atalaia, em cerca de 12 km de caminhada incluindo ida e volta. Excelente Passeio altamente recomendado. Vale muito a pena é impossível descrever a beleza do local.



Curta agora um video sobre Arraial do Cabo RJ.

Fonte: Pousadaparaisodoatlantico.com.br

Posts Recentes
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page