top of page

Dedinho de N.Sa.

No dia 19/07/ 2015 eu, meu primo e um sobrinho dele resolvemos curtir mais uma vez o cume do Dedinho. Formamos nossa trinca e por volta das 07:15h da matina já estavamos na estrada. Deixamos o carro no Paraíso das Plantas e partimos.... Uma breve histórinha: O Dedinho de Nossa Senhora, com 1.320 metros de altitude, que pode ser acessado através de caminhada pesada, seguida de escalada artificial e cabos de aço, o Dedinho foi conquistado em 1934 por Sylvia Bendy e William Richard Bendy,

O início da caminhada é no meio da serra entre o Dedo de Deus e o Escalavrado. A trilha atualmente está bastante batida o que facilita bastante durante a caminhada. Contudo, existem trechos no qual temos que passar por um rio seco o que pode confundir bastante o escalador de primeira viagem.

Logo no início da trilha nos deparamos com a seguinte placa e acredite: siga as recomendações. Iniciamos a caminhada por volta das 07:38 h da manhã em um domingo muito bonito de inverno. Após uma longa caminhada...... nos deparamos com este visual.......

Com mais alguns minutos de caminhada chega-se a um totem em que inicia-se a primeira cordada. Uma escalaminhada bem tranquila.......

Superado essse lance, passamos a uma caminhada bem curta rumo ao A0........

Finalmente o A0 estava em nossa frente. Meu primo mais do que depressa encordou-se e partiu a guiar a via. O sobrinho dele no meio da cordado e eu encerrando. Utilizamos dias cordas sendo uma de 50 m e outra de 60 m. Após o guia abrir o A0, seguimos jumariando a via para não perder muito tempo. Após o artificial, é hora dos cabos de aço. Atenção aí ! Acabei cortando a mão devido aos fiapos do cabo alguns estão bem velhos e enferrujados.

Passado os cabos, tem uma trilha bem ingreme no meio do mato que leva direto ao cume. Deve-se ter bastante atenção uma vez que a trilha é bem escorregadia e não há grampos para proteção. Assim, após muita ralação e hora de soltar o grito de CUMEEEEEEEE! Chegamos ao topo e aí era só curtir o visual.

Visual do cume do Dedinho........ O Dedo de Deus a nossa frente estava majestoso como não poderia deixar de ser.

Acima, cume do Escalavrado com uma galera contemplando o visual.

Essa foi mais uma aventura do Rota certa!

Quer mais dicas, ficou alguma dúvida ! Escreva- nos rotacertaadventure@hotmail.com